Formação Professores

Formação de Professores Certificada e Creditada TIC

TIC no ensino, Recursos Educativos, Docentes, avaliação curricular, curricullum
DGAE Formação Contínua de Professores
A Formação Contínua de Professores abrange várias áreas curriculares. 
No seguinte Link podem consultar a Página do DGAE com legislação e informação actualizada.







A Formação de docentes  nas TIC aplicada ao Ensino é extremamente abrangente.
Hoje e sempre o ensino estende-se  para além das paredes físicas da escola e as novas tecnologias vieram potenciar mais a possibilidade do professor ou formador apresentar conteúdos on-line, permitindo aos formandos, pais e  comunidades, envolverem-se e corresponsabilizarem-se  nas aprendizagens e na "Educação" dos nossos filhos ou alunos.
A Formação em Tecnologia de Informação e Comunicação de nada serve se não houver uma mudança radical de métodos de ensino.

A formação em TIC no ensino não é um simples domínio de folhas de processamento de texto, folhas de cálculo, apresentações digitais, blogues, entre outras. Estas ferramentas básicas, permitem reformular completamente o modo de encarar o ensino.





Acções de Formação de Professores e Educadores



Formação de professores, Educação ensino, TIC no ensino, Information and communication technology

Plano Tecnológico Educação









  • TIC1 - Competências Digitais (nível 1) Curso B  

Link Blogue da Acção

PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)
A presente acção de formação é parte integrante do projecto Competências TIC e tem como objectivo desenvolver os conhecimentos e competências que os docentes já possuem, para que os possam rentabilizar utilizando as TIC.
A escola, enquanto organização social, apresenta uma complexidade natural própria a que se juntam todas as valências de ordem educativa, curricular e pedagógica. Tanto no âmbito educativo como no organizacional as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm vindo a assumir um papel cada vez mais influente e imprescindível, sendo notória uma evolução permanente nos paradigmas relacionados com a sua utilização.
Com este curso pretende-se possibilitar o desenvolvimento de competências
básicas ao nível da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação no quotidiano do professor.

Curso formação de 15 h.

OBJECTIVOS A ATINGIR

Aceder e usar informação pertinente;
Seleccionar as funcionalidades do processador de texto que lhe permitam elaborar materiais com utilidade para a sua actividade profissional;
Usar a comunicação on-line instantânea e deferida;
Utilizar as funcionalidades básicas da folha de cálculo;
Usar funcionalidades de bases de dados simples para organizar informação;
Construir uma apresentação electrónica;
Utilizar mecanismos de Segurança no uso da Internet.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO

Professores e Educadores de todas as áreas disciplinares e graus de ensino, que pretendam frequentar formação, com vista à Certificação em “Competências Digitais” – Nível 1


  • TIC2 - Avaliação das Aprendizagens com TIC

Link Blogue da Acção

PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)
A presente acção de formação procurará desenvolver nos formandos, capacidades de verbalização da compreensão das vantagens do recurso às TIC para finalidades de avaliação, de acordo com os seus contextos de actuação didáctica, manifestando competências de concretização situada de propostas de avaliação perspectivadas por esta formação.
Por outro lado, procurar-se-á potencializar as competências evidenciadas pelos formandos ao longo da formação, no sentido de reconstruir e adaptar instrumentos e estratégias de avaliação (ainda que “tradicionais”) suportadas pelas TIC.
Considera-se fundamental, também aqui, a partilha e reflexão conjunta, entre os elementos do corpo docente, sobre os instrumentos, estratégias e todas as questões emergentes deste processo de avaliação mais rico e diversificado.
Curso formação de 15 h.



OBJECTIVOS A ATINGIR

Diversificar instrumentos e estratégias de avaliação, tendo em conta as aprendizagens efectuadas com recursos às TIC e as potencialidades das próprias TIC no processo de avaliação.
Explorar e seleccionar ferramentas digitais adequadas à avaliação das aprendizagens numa perspectiva formativa e regulada pelos próprios alunos.
Desenvolver capacidades de verbalização da compreensão das vantagens do recurso às TIC para finalidades de avaliação.
Conceber e utilizar diferentes tipos de instrumentos de avaliação, por recurso a suportes digitais, em função de diferentes objectivos de aprendizagem.
Fomentar e adoptar a utilização regular de procedimentos de avaliação por recurso às TIC.
Utilizar técnicas e estratégias de avaliação diferenciadas em função do contexto ou suporte de trabalho dos alunos.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Professores de todas as áreas disciplinares e de todos os graus de ensino.



  • TIC2 - Portefólios Digitais para fins Educativos

PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)  
A presente acção de formação é parte integrante do projecto Competências TIC e tem como objectivo desenvolver os conhecimentos e competências que os docentes já possuem, para que os possam rentabilizar utilizando as TIC.
Os portefólios digitais para fins educativos, quer se destinem ao desenvolvimento profissional do professor quer assumam a forma de portefólios de aprendizagem dos alunos, constituem‑se como uma poderosa ferramenta digital de segunda geração, cuja utilização deve ser fomentada. Trata-se, pois, de um módulo comum e obrigatório para a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas em TIC.  Curso formação de 15 h.
        
OBJECTIVOS A ATINGIR
Adopção de uma postura reflexiva que equacione potencialidades educativas dos e‑portefólios.Conhecimento das vantagens da integração dos e-portefólios de aprendizagem e profissionais na educação.Utilização do e-portefólio como ferramenta ao serviço da transversalidade ao currículo.Valorização de uma postura investigativa e crítica de suportes e boas práticas para o desenvolvimento de e-portefólios para fins educativos.Reconhecimento do estado da arte neste domínio, no que toca a experiências nacionais e internacionais e ferramentas de concepção e publicação de e-portefólios.Capacidade de análise das especificidades e necessidades para a concepção, publicação e integração na comunidade escolar dos e-portfólios.Formação de competências de gestão, dinamização e acompanhamento das aprendizagens segundo esta nova metodologia de trabalho.Adopção de práticas lectivas transversais que potenciem o envolvimento dos alunos em trabalho prático com recurso às TIC.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃOProfessores de todos os níveis de ensino e Educadores de Infância.



  • TIC2 - Recursos Educativos Digitais Criação e Avaliação 

Link Blogue da Acção

PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)  
A presente acção de formação é parte integrante do projecto Competências TIC e tem como objectivo ampliar e aprofundar os conhecimentos que os docentes já possuem, para que os possam rentabilizar utilizando as TIC. Uma das finalidades principais é dotar os professores da capacidade de analisar e avaliar criticamente o potencial pedagógico de recursos educativos digitais (RED), em função de critérios de ordem predominantemente pedagógica e didáctica. Os mesmos critérios de qualidade deverão constituir-se como elementos de referência relativamente à criação de RED, por parte dos professores.
Pretende-se que este curso se constitua como um ponto de partida para a eventual construção de RED pelos professores, tendo por base os mesmos princípios de qualidade considerados na análise e avaliação.
Curso formação de 15 h.

OBJECTIVOS A ATINGIR
Ajudar os professores a perspectivar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de aula, tirando o melhor partido pedagógico das tecnologias;
Preparar os formandos, de forma mais eficaz, para as novas exigências e desafios que as escolas (apetrechadas tecnologicamente) e os alunos (nascidos e crescidos na era digital) lhes vão lançando diariamente;
Mais especificamente, pretende-se que os professores:
Aprofundem os seus conhecimentos no que diz respeito aos processos de criação e avaliação de recursos educativos digitais, com base em sólidos referenciais de qualidade.
Fiquem capacitados para a adopção, de forma sustentada e progressiva, de novas práticas de selecção, análise e avaliação deste tipo de recursos.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Educadores de Infância


  • Blogues para Apoio às Disciplinas (oficina)

PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A) 
Os Blogues são um espaço privilegiado de diálogo, potenciam a sedimentação de conteúdos educativos através de fichas de trabalho, fotografias sugestivas, sugestões de leitura e escrita, resolução de problemas matemáticos e científicos, os Blogues permitem ainda, a divulgação das actividades de grupo da turma e dos projectos da escola extra curriculares, envolvendo o aluno fazendo com que ele se torne parte efectiva da construção e desenvolvimento desta ferramenta.
Pretende-se assim que cada formando desenvolva com as suas turmas um blogue, privilegiando a interacção entre formador, os formandos e os alunos de cada um. 
A acção de formação é programada para 50 horas: 25 horas presenciais e 25 horas de trabalho autónomo.

OBJECTIVOS A ATINGIR
Identificar a necessidade de utilização pedagógica dos Blogues no contexto programático de cada disciplina;
Incentivar os docentes na criação de ambientes educativos inovadores e interactivos;
      Dinamizar os docentes nas novas formas de interactividade e comunicação com os alunos, comunidade escolar e blogosfera;
   Disponibilizar on-line informação temática, com enquadramento curricular e cientifica correcta, no âmbito de cada disciplina – área curricular;
      Criar um Blogue com o blogger ou outro: plataforma, endereço e alojamento;Inserir comentários e conteúdos num blogue; Adicionar ficheiros de som e de vídeos;Manejar as diversas ferramentas e potencialidades do Blogue;Inserir mini aplicações para ter acesso a programas televisivos ou radiofónicos dos conteúdos da disciplina e na língua de aprendizagem;Personalização dos Blogues de acordo com as disciplinas e público-alvo.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Educadores e professores do ensino Básico e Secundário.

  • Criação de Material Didáctico - Word 

Link Blogue da Acção

PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A) 
Esta acção pretende dotar os formados com as competências necessárias para tirar o melhor partido da utilização do computador enquanto ferramenta do suporte a um trabalho didáctico actual, dinâmico e de qualidade.
Motivados pela necessidade de prestar um melhor serviço educativo, esta acção pretende dotar os professores das competências necessárias para tornar o Microsoft Word® numa ferramenta de suporte ao processo educativo, tornando-o funcional e atractivo.

Os formados desta acção irão tomar contacto com as possibilidades de aplicação deste programa, explorando as suas mais valias na produção de conteúdos pessoais como suporte à dinamização de aulas usando o computador.
Curso formação de 25 h.

OBJECTIVOS A ATINGIR
Capacitar os formandos para a produção de material didáctico.
Capacitar os formandos para o uso integrado do programa Microsoft Word®, permitindo a criação de documentos personalizados e com um aspecto mais atractivo.


DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Educadores e professores do ensino Básico e Secundário.

  • O Power Point como Instrumento Pedagógico de Aprendizagem

Link Blogue da Acção

PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A) 
Com a forte globalização a que o mundo está sujeito, torna-se imprescindível munir os nossos alunos com as ferramentas necessárias para poderem ingressar no competitivo mundo do trabalho.
É pois fundamental que os Educadores e professores utilizem na sua sala de aula e no dia a dia da sua prática pedagógica, meios mais dinâmicos de apresentação das mesmas.
A projecção dinâmica através de som, imagem, gráficos de analise, inserção de reportagens e documentários, na apresentação em ecrãs ou tela com recurso ao áudio, permitirá um ambiente mais envolvente da aprendizagem.
As grandes potencialidades do PowerPoint facilitam a comunicação entre professor aluno e favorece um ensino mais aliciante e eficaz.
Curso formação de 25 h.


OBJECTIVOS A ATINGIR

Dominar os recursos multimédia associados ao Microsoft PowerPoint.
Dominar o programa informático.
Aplicar o PowerPoint na prática pedagógica do professor.
Utilizar o PowerPoint como veículo de transmissão de ideias e matérias.
Melhorar o processo ensino/aprendizagem


DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Educadores e professores do ensino Básico e Secundário.


  • Criação de Material de Apoio ao Processo Ensino-Aprendizagem - Excel 

Link Blogue da Acção

PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)
Os formandos desta acção irão aprender a criar e a formatar uma folha de cálculo e a conhecer as suas mais-valias na produção de material de apoio às actividades que desenvolvem , como grelhas de avaliação, pautas, análise de resultados através de gráficos e a tirar partido dos dados introduzidos através da sua gestão.
Assim, irá ser explorado o programa Microsoft Excel.
Curso formação de 25 h.

OBJECTIVOS A ATINGIR
Motivar os formandos para a utilização do computador;
Capacitar os formandos para a produção de material de apoio;
Capacitar os formandos dos conhecimentos necessários para criar e formatar uma folha de Excel.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Educadores e professores do ensino Básico e Secundário.

  • Os Meios Multimédia ao Serviço da Matemática - Excel e Jogos Matemática 

PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)
É fundamental que os Educadores e Professores utilizem, na sua sala de aula e no dia a dia da sua prática pedagógica, meios dinâmicos de apresentação dos temas e recorram a novas estratégias que favoreçam a compreensão do maravilhoso mundo da matemática.
Pretende-se que, com este curso os professores e educadores enriqueçam a sua prática pedagógica, através de:
Utilização das potencialidades do Excel, nomeadamente nas áreas do processamento e sistematização da informação;
Exploração, utilização e aplicação de Software, ligado à Matemática, proporcionando assim um contacto dos conteúdos do programa de uma forma mais lúdica e interactiva;
Troca de experiências entre os colegas, nomeadamente após a aplicação do Software na prática pedagógica, de forma a que  essa partilha permita um enriquecimento pedagógico. 
Curso formação de 25 h.

OBJECTIVOS A ATINGIR
Dominar as potencialidades essências do Microsoft Excel;
Aplicar o Excel na prática pedagógica na área da matemática;
Explorar software existente na área da matemática e aplica-lo na sala de aula;
Melhorar o processo ensino/aprendizagem na Matemática com recurso a meios multimédia.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Grupo 100, 110  (antigo 4º grupo e antigo 1º grupo)


  • Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino 

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PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)
As novas tecnologias, baseadas no computador, tanto servem de suporte ao processamento de informação como intervêm nos mais diversos processos de comunicação.
É pois fundamental que o professor não só domine as novas tecnologias como também proporcione aos alunos actividades educacionais concordantes com as novas exigências da Escola.
Nesta sequência, esta acção de formação tem dois objectivos primordiais.
1º- Dotar o Educador/ Professor de domínios técnicos para seu uso próprio: construção de pautas, gráficos, concursos, etc.
2º- Aplicar esses mesmos domínios na sua prática pedagógica utilizando-os como fonte de motivação, inovação, alternativa educacional.
A acção divide-se em três módulos:
Trabalhar em ambiente Windows;
Iniciação ao Word e ao Excel;
Manuseamento e exploração de jogos informáticos com aplicações ás diversas disciplinas.
Curso formação de 50 h.

OBJECTIVOS A ATINGIR
Desenvolver a capacidade de utilizar o computador;
Utilizar as funções básicas do sistema operativo, fazendo uso das aplicações informáticas usuais;
Configurar e personalizar o ambiente de trabalho;
Utilizar um processador de texto folhas de cálculo e gráficos;
Desenvolver processos e técnicas de tratamento de informação;
Promover a utilização de software de uma forma lúdica;
Relacionar as capacidades das aplicações informáticas com os objectivos das disciplinas dos diferentes graus de ensino.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Educadores e professores do ensino Básico e Secundário.

  • Páginas WEB nas Escolas (Oficina)

Link Blogue da Acção

PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)
O objectivo principal desta acção é prestar um melhor serviço educativo. Assim, pretendemos munir os professores das competências necessárias para tornar o FrontPage numa ferramenta de suporte ao processo educativo, tornando-o funcional atractivo e dinâmico.
Os formandos desta acção aperceber-se-ão das possibilidades de aplicação destes programas, através da produção de conteúdos pessoais como suporte à dinamização de aulas usando o computador.
Irão ser explorados, individualmente e em grupo, uma plataforma aberta de criação de Páginas na Internet, permitindo uma aproximação dos processos e metodologias de ensino às expectativas dos alunos, preparando-os para a sociedade actual, na qual a tecnologia é parte do nosso quotidiano.
Curso formação de 25 h.

OBJECTIVOS A ATINGIR
Motivar os formandos para a utilização do computador nas suas aulas;
Capacitar os formandos para a produção de materiais didácticos;
Habilitar os formandos para o uso integrado do programa de criação de paginas na internet;
Capacitar os formandos para a pesquisa de informação na Internet, relevantes para os conteúdos programáticos abordados em sala de aula;
Munir os formandos de instrumentos e estratégias inovadoras para a dinamização das suas aulas.

DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO

Educadores de Infância,  Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores do Ensino Especial.

Local de Realização das acções de Formação


As acções de Formação são realizadas a nível nacional (continente e ilhas) 
Num Centro de Formação ou nas instalações das próprias escolas.

Para qualquer esclarecimento pode contactar: