Formação de Professores Certificada e Creditada TIC
DGAE Formação Contínua de Professores |
A Formação Contínua de Professores abrange várias áreas curriculares.
No seguinte Link podem consultar a Página do DGAE com legislação e informação actualizada.
A Formação de docentes nas TIC aplicada ao Ensino é extremamente abrangente.
Hoje e sempre o ensino estende-se para além das paredes físicas da escola e as novas tecnologias vieram potenciar mais a possibilidade do professor ou formador apresentar conteúdos on-line, permitindo aos formandos, pais e comunidades, envolverem-se e corresponsabilizarem-se nas aprendizagens e na "Educação" dos nossos filhos ou alunos.
A Formação em Tecnologia de Informação e Comunicação de nada serve se não houver uma mudança radical de métodos de ensino.
A formação em TIC no ensino não é um simples domínio de folhas de processamento de texto, folhas de cálculo, apresentações digitais, blogues, entre outras. Estas ferramentas básicas, permitem reformular completamente o modo de encarar o ensino.
Acções de Formação de Professores e Educadores
Plano Tecnológico Educação |
- TIC1 - Competências Digitais (nível 1) Curso B
Link Blogue da Acção
PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)A presente acção de formação é parte integrante do projecto Competências TIC e tem como objectivo desenvolver os conhecimentos e competências que os docentes já possuem, para que os possam rentabilizar utilizando as TIC.
Com este curso pretende-se possibilitar o desenvolvimento de competências básicas ao nível da utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação no quotidiano do professor.
Curso formação de 15 h.
OBJECTIVOS A ATINGIR
Aceder e usar informação pertinente;
Seleccionar as funcionalidades do
processador de texto que lhe permitam elaborar materiais com utilidade para a
sua actividade profissional;
Usar a comunicação on-line instantânea
e deferida;
Utilizar as funcionalidades básicas da
folha de cálculo;
Usar funcionalidades de bases de dados
simples para organizar informação;
Construir uma apresentação
electrónica;
Utilizar mecanismos de Segurança no uso da Internet.
DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Professores e Educadores de todas as áreas disciplinares e graus de ensino, que pretendam frequentar formação, com vista à Certificação em “Competências Digitais” – Nível 1
DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Professores e Educadores de todas as áreas disciplinares e graus de ensino, que pretendam frequentar formação, com vista à Certificação em “Competências Digitais” – Nível 1
- TIC2 - Avaliação das Aprendizagens com TIC
Link Blogue da Acção
PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)
A presente acção de
formação procurará desenvolver nos formandos, capacidades de verbalização da
compreensão das vantagens do recurso às TIC para finalidades de avaliação, de
acordo com os seus contextos de actuação didáctica, manifestando competências
de concretização situada de propostas de avaliação perspectivadas por esta
formação.Por outro lado, procurar-se-á potencializar as competências evidenciadas pelos formandos ao longo da formação, no sentido de reconstruir e adaptar instrumentos e estratégias de avaliação (ainda que “tradicionais”) suportadas pelas TIC.
Considera-se fundamental, também aqui, a partilha e reflexão conjunta,
entre os elementos do corpo docente, sobre os instrumentos, estratégias e todas
as questões emergentes deste processo de avaliação mais rico e diversificado.
Curso formação de 15 h.
OBJECTIVOS A ATINGIR
Diversificar instrumentos e estratégias de avaliação, tendo em conta as aprendizagens efectuadas com recursos às TIC e as potencialidades das próprias TIC no processo de avaliação.
Explorar e seleccionar ferramentas digitais adequadas à avaliação das aprendizagens numa perspectiva formativa e regulada pelos próprios alunos.
Desenvolver capacidades de verbalização da compreensão das vantagens do recurso às TIC para finalidades de avaliação.
Conceber e utilizar diferentes tipos de instrumentos de avaliação, por recurso a suportes digitais, em função de diferentes objectivos de aprendizagem.
Fomentar e adoptar a utilização regular de procedimentos de avaliação por recurso às TIC.
Utilizar técnicas e estratégias de avaliação diferenciadas em função do contexto ou suporte de trabalho dos alunos.
Professores de todas as áreas disciplinares e de
todos os graus de ensino.
- TIC2 - Portefólios Digitais para fins Educativos
PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)
A presente acção de formação é parte
integrante do projecto Competências TIC e tem como objectivo desenvolver os
conhecimentos e competências que os docentes já possuem, para que os possam
rentabilizar utilizando as TIC.
Os portefólios digitais para fins educativos, quer se destinem ao desenvolvimento profissional do professor quer assumam a forma de portefólios de aprendizagem dos alunos, constituem‑se como uma poderosa ferramenta digital de segunda geração, cuja utilização deve ser fomentada. Trata-se, pois, de um módulo comum e obrigatório para a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas em TIC. Curso formação de 15 h.
Os portefólios digitais para fins educativos, quer se destinem ao desenvolvimento profissional do professor quer assumam a forma de portefólios de aprendizagem dos alunos, constituem‑se como uma poderosa ferramenta digital de segunda geração, cuja utilização deve ser fomentada. Trata-se, pois, de um módulo comum e obrigatório para a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas em TIC. Curso formação de 15 h.
OBJECTIVOS A ATINGIR
Adopção de uma postura reflexiva que equacione potencialidades educativas dos e‑portefólios.Conhecimento das vantagens da integração dos e-portefólios de aprendizagem e profissionais na educação.Utilização do e-portefólio como ferramenta ao serviço da transversalidade ao currículo.Valorização de uma postura investigativa e crítica de suportes e boas práticas para o desenvolvimento de e-portefólios para fins educativos.Reconhecimento do estado da arte neste domínio, no que toca a experiências nacionais e internacionais e ferramentas de concepção e publicação de e-portefólios.Capacidade de análise das especificidades e necessidades para a concepção, publicação e integração na comunidade escolar dos e-portfólios.Formação de competências de gestão, dinamização e acompanhamento das aprendizagens segundo esta nova metodologia de trabalho.Adopção de práticas lectivas transversais que potenciem o envolvimento dos alunos em trabalho prático com recurso às TIC.
DESTINATÁRIOS DA ACÇÃOProfessores de todos os níveis de ensino e Educadores de Infância.
Adopção de uma postura reflexiva que equacione potencialidades educativas dos e‑portefólios.Conhecimento das vantagens da integração dos e-portefólios de aprendizagem e profissionais na educação.Utilização do e-portefólio como ferramenta ao serviço da transversalidade ao currículo.Valorização de uma postura investigativa e crítica de suportes e boas práticas para o desenvolvimento de e-portefólios para fins educativos.Reconhecimento do estado da arte neste domínio, no que toca a experiências nacionais e internacionais e ferramentas de concepção e publicação de e-portefólios.Capacidade de análise das especificidades e necessidades para a concepção, publicação e integração na comunidade escolar dos e-portfólios.Formação de competências de gestão, dinamização e acompanhamento das aprendizagens segundo esta nova metodologia de trabalho.Adopção de práticas lectivas transversais que potenciem o envolvimento dos alunos em trabalho prático com recurso às TIC.
DESTINATÁRIOS DA ACÇÃOProfessores de todos os níveis de ensino e Educadores de Infância.
- TIC2 - Recursos Educativos Digitais Criação e Avaliação
Link Blogue da Acção
PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)
A presente acção de
formação é parte integrante do projecto Competências
TIC e tem como objectivo ampliar e aprofundar os conhecimentos que os
docentes já possuem, para que os possam rentabilizar utilizando as TIC. Uma das finalidades principais é dotar os professores da
capacidade de analisar e avaliar criticamente o potencial pedagógico de
recursos educativos digitais (RED), em função de critérios de ordem
predominantemente pedagógica e didáctica. Os mesmos critérios de qualidade
deverão constituir-se como elementos de referência relativamente à criação de
RED, por parte dos professores.
Pretende-se que este curso se constitua como um ponto
de partida para a eventual construção de RED pelos professores, tendo por base
os mesmos princípios de qualidade considerados na análise e avaliação.
Curso formação de 15 h.
OBJECTIVOS A ATINGIR
Ajudar os professores a perspectivar a
utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em contexto de sala de
aula, tirando o melhor partido pedagógico das tecnologias;
Preparar os formandos, de forma mais eficaz,
para as novas exigências e desafios que as escolas (apetrechadas
tecnologicamente) e os alunos (nascidos e crescidos na era digital) lhes vão
lançando diariamente;
Mais especificamente, pretende-se
que os professores:
Aprofundem os seus conhecimentos no que diz respeito aos processos
de criação e avaliação de recursos educativos digitais, com base em sólidos
referenciais de qualidade.
Fiquem capacitados para a adopção, de forma sustentada
e progressiva, de novas práticas de selecção, análise e avaliação deste tipo de
recursos.
DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Professores dos Ensinos
Básico e Secundário e Educadores de Infância
PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)
Os Blogues são um espaço
privilegiado de diálogo, potenciam a sedimentação de conteúdos educativos
através de fichas de trabalho, fotografias sugestivas, sugestões de leitura e
escrita, resolução de problemas matemáticos e científicos, os Blogues permitem
ainda, a divulgação das actividades de grupo da turma e dos projectos da escola
extra curriculares, envolvendo o aluno fazendo com que ele se torne parte
efectiva da construção e desenvolvimento desta ferramenta.
Pretende-se assim que cada formando desenvolva com as suas
turmas um blogue, privilegiando a interacção entre formador, os formandos e os
alunos de cada um.
A
acção de formação é programada para 50 horas: 25 horas presenciais e 25 horas
de trabalho autónomo.
OBJECTIVOS A ATINGIR
Identificar a necessidade de utilização pedagógica dos
Blogues no contexto programático de cada disciplina;
Incentivar os docentes na criação de ambientes
educativos inovadores e interactivos;
Dinamizar os docentes nas novas formas de
interactividade e comunicação com os alunos, comunidade escolar e blogosfera;
Disponibilizar on-line informação temática, com enquadramento
curricular e cientifica correcta, no âmbito de cada disciplina – área
curricular;
Criar um Blogue com o blogger ou outro: plataforma, endereço e alojamento;Inserir comentários e conteúdos num blogue; Adicionar ficheiros de som e de vídeos;Manejar as diversas ferramentas e potencialidades do Blogue;Inserir mini aplicações para ter acesso a programas televisivos ou radiofónicos dos conteúdos da disciplina e na língua de aprendizagem;Personalização dos Blogues de acordo com as disciplinas e público-alvo.
Criar um Blogue com o blogger ou outro: plataforma, endereço e alojamento;Inserir comentários e conteúdos num blogue; Adicionar ficheiros de som e de vídeos;Manejar as diversas ferramentas e potencialidades do Blogue;Inserir mini aplicações para ter acesso a programas televisivos ou radiofónicos dos conteúdos da disciplina e na língua de aprendizagem;Personalização dos Blogues de acordo com as disciplinas e público-alvo.
DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Educadores e professores do ensino Básico e Secundário.
- Criação de Material Didáctico - Word
Link Blogue da Acção
PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)Esta acção pretende dotar os formados com as competências necessárias para tirar o melhor partido da utilização do computador enquanto ferramenta do suporte a um trabalho didáctico actual, dinâmico e de qualidade.
Motivados pela necessidade de prestar um melhor serviço educativo, esta acção pretende dotar os professores das competências necessárias para tornar o Microsoft Word® numa ferramenta de suporte ao processo educativo, tornando-o funcional e atractivo.
Os
formados desta acção irão tomar contacto com as possibilidades de aplicação
deste programa, explorando as suas mais valias na produção de conteúdos
pessoais como suporte à dinamização de aulas usando o computador.
Curso formação de 25 h.Capacitar os formandos para a produção de material didáctico.
Capacitar os formandos para o uso integrado do programa Microsoft Word®, permitindo a criação de documentos personalizados e com um aspecto mais atractivo.
DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Educadores e professores do
ensino Básico e Secundário.
- O Power Point como Instrumento Pedagógico de Aprendizagem
Link Blogue da Acção
PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)
Com
a forte globalização a que o mundo está sujeito, torna-se imprescindível munir
os nossos alunos com as ferramentas necessárias para poderem ingressar no
competitivo mundo do trabalho.
É
pois fundamental que os Educadores e professores utilizem na sua sala de aula e
no dia a dia da sua prática pedagógica, meios mais dinâmicos de apresentação
das mesmas.
A
projecção dinâmica através de som, imagem, gráficos de analise, inserção de
reportagens e documentários, na apresentação em ecrãs ou tela com recurso ao
áudio, permitirá um ambiente mais envolvente da aprendizagem.
As
grandes potencialidades do PowerPoint facilitam a comunicação entre professor
aluno e favorece um ensino mais aliciante e eficaz.
Curso formação de 25 h.OBJECTIVOS A ATINGIR
Dominar os recursos multimédia
associados ao Microsoft PowerPoint.
Dominar o programa informático.
Aplicar o PowerPoint na prática
pedagógica do professor.
Utilizar o PowerPoint como veículo
de transmissão de ideias e matérias.
Melhorar o processo
ensino/aprendizagem
DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Educadores e professores do ensino Básico e Secundário.
Educadores e professores do ensino Básico e Secundário.
- Criação de Material de Apoio ao Processo Ensino-Aprendizagem - Excel
Link Blogue da Acção
PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)Os formandos desta acção irão aprender a criar e a formatar uma folha de cálculo e a conhecer as suas mais-valias na produção de material de apoio às actividades que desenvolvem , como grelhas de avaliação, pautas, análise de resultados através de gráficos e a tirar partido dos dados introduzidos através da sua gestão.
Assim, irá ser explorado o programa Microsoft Excel.
Curso formação de 25 h.
OBJECTIVOS A ATINGIR
Motivar os formandos para a utilização do computador;
Capacitar os formandos para a produção de material de apoio;
Capacitar os formandos dos
conhecimentos necessários para criar e formatar uma folha de Excel.
DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Educadores e professores do ensino Básico e Secundário.
PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)
É fundamental que os Educadores e Professores utilizem, na sua sala de aula e no dia a dia da sua prática pedagógica, meios dinâmicos de apresentação dos temas e recorram a novas estratégias que favoreçam a compreensão do maravilhoso mundo da matemática.
Pretende-se que, com este curso os professores e educadores enriqueçam a sua prática pedagógica, através de:
Utilização das potencialidades do Excel, nomeadamente nas áreas do processamento e sistematização da informação;
Exploração, utilização e aplicação de Software, ligado à Matemática, proporcionando assim um contacto dos conteúdos do programa de uma forma mais lúdica e interactiva;
Troca de experiências entre os colegas, nomeadamente após a aplicação do Software na prática pedagógica, de forma a que essa partilha permita um enriquecimento pedagógico.
Curso formação de 25 h.
É fundamental que os Educadores e Professores utilizem, na sua sala de aula e no dia a dia da sua prática pedagógica, meios dinâmicos de apresentação dos temas e recorram a novas estratégias que favoreçam a compreensão do maravilhoso mundo da matemática.
Pretende-se que, com este curso os professores e educadores enriqueçam a sua prática pedagógica, através de:
Utilização das potencialidades do Excel, nomeadamente nas áreas do processamento e sistematização da informação;
Exploração, utilização e aplicação de Software, ligado à Matemática, proporcionando assim um contacto dos conteúdos do programa de uma forma mais lúdica e interactiva;
Troca de experiências entre os colegas, nomeadamente após a aplicação do Software na prática pedagógica, de forma a que essa partilha permita um enriquecimento pedagógico.
Curso formação de 25 h.
OBJECTIVOS A ATINGIR
Dominar as potencialidades essências do
Microsoft Excel;
Aplicar o Excel na prática pedagógica na
área da matemática;
Explorar software existente na área da
matemática e aplica-lo na sala de aula;
Melhorar o processo ensino/aprendizagem
na Matemática com recurso a meios multimédia.
DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Grupo
100, 110 (antigo 4º grupo e antigo 1º grupo)
- Novas Tecnologias Aplicadas ao Ensino
Link Blogue da Acção
PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)As novas tecnologias, baseadas no computador, tanto servem de suporte ao processamento de informação como intervêm nos mais diversos processos de comunicação.
É pois fundamental que o professor não só domine as novas tecnologias como também proporcione aos alunos actividades educacionais concordantes com as novas exigências da Escola.
Nesta sequência, esta acção de formação tem dois objectivos primordiais.
1º- Dotar o Educador/ Professor de domínios técnicos para seu uso próprio: construção de pautas, gráficos, concursos, etc.
2º- Aplicar esses mesmos domínios na sua prática pedagógica utilizando-os como fonte de motivação, inovação, alternativa educacional.
A acção divide-se em três módulos:
Trabalhar em ambiente Windows;
Iniciação ao Word e ao Excel;
Manuseamento e exploração de jogos informáticos com aplicações ás diversas disciplinas.
Curso formação de 50 h.
OBJECTIVOS A ATINGIR
Desenvolver a capacidade de utilizar o
computador;
Utilizar as funções básicas do sistema
operativo, fazendo uso das aplicações informáticas usuais;
Configurar e personalizar o ambiente de
trabalho;
Utilizar um processador de texto folhas
de cálculo e gráficos;
Desenvolver processos e técnicas de
tratamento de informação;
Promover a utilização de software de
uma forma lúdica;
Relacionar as capacidades das
aplicações informáticas com os objectivos das disciplinas dos diferentes graus
de ensino.
DESTINATÁRIOS DA ACÇÃO
Educadores e professores do ensino Básico e Secundário.
- Páginas WEB nas Escolas (Oficina)
Link Blogue da Acção
PLANO DE ACTIVIDADES (AN2-A)O objectivo principal desta acção é prestar um melhor serviço educativo. Assim, pretendemos munir os professores das competências necessárias para tornar o FrontPage numa ferramenta de suporte ao processo educativo, tornando-o funcional atractivo e dinâmico.
Os formandos desta acção aperceber-se-ão das possibilidades de aplicação destes programas, através da produção de conteúdos pessoais como suporte à dinamização de aulas usando o computador.
Irão ser
explorados, individualmente e em grupo, uma plataforma aberta de criação de Páginas na Internet,
permitindo uma aproximação dos processos e metodologias de ensino às
expectativas dos alunos, preparando-os para a sociedade actual, na qual a
tecnologia é parte do nosso quotidiano.
Curso formação de 25 h.OBJECTIVOS A ATINGIR
Motivar os formandos para a utilização do computador nas suas aulas;
Capacitar os formandos para a produção de materiais didácticos;
Habilitar os formandos para o uso integrado do programa de criação de paginas na internet;
Capacitar os formandos para a pesquisa de informação na Internet, relevantes para os conteúdos programáticos abordados em sala de aula;
Munir os formandos de
instrumentos e estratégias inovadoras para a dinamização das suas aulas.
Educadores de Infância,
Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores do Ensino
Especial.
Local de Realização das acções de Formação
As acções de Formação são realizadas a nível nacional (continente e ilhas)
Num Centro de Formação ou nas instalações das próprias escolas.
Para qualquer esclarecimento pode contactar: